Health

02-Set-2014

Nutrição

Uma boa nutrição é importante para salvaguardar a saúde geral do indivíduo, contribuindo para evitar o aparecimento ou mesmo para tratar um grande número de condições e de patologias, onde se podem destacar a anemia, o excesso de peso e a obesidade.

Uma alimentação saudável pode também ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, assim como a promover o melhor funcionamento do sistema imunitário e reprodutor e um bom desenvolvimento do organismo.

As consultas de Nutrição servem para regulamentar os hábitos alimentares, cujo objectivo é aprender a comer, hoje, do modo que terá que comer para o resto da vida, garantindo uma dieta equilibrada, colorida e que possua sabores e texturas diferentes. O consumo de alimentos de boa qualidade deve ser encorajado nas criaças e esta tarefa torna-se muito fácil quando os próprios pais já têm esta preocupação.

É importante realçar que não é apenas a alimentação equilibrada e saudável que deve estar no centro da atenção mas também o acto de mastigar. Aqui criamos uma interligação com a Medicina Dentária, pois os cuidados dentários devem ser regulares, já que qualquer problema na cavidade oral pode prejudicar a mastigação, interferido em todo o processo digestivo, deixando de produzir energia em quantidades suficientes para o nosso dia-a-dia.

Seja positivo(a)…
Em vez de dizer, “perca peso!”, diga, “vamos ser saudáveis e começar a cuidar do nosso corpo”; enfatize os alimentos que podemos comer, e não os que não devemos comer.

Não desista… tente novamente…  
Alguns pais dizem “o meu filho não gosta de …” determinado alimento, mas algumas vezes isso requer mais do que uma tentativa. Tente mudar a apresentação do alimento, tornando a sua aparência mais atraente. E lembre-se, a criança não vai sentar-se à mesa e comer brócolos ao jantar se todos estiverem a comer batata frita.

Cuidado…
Com brigas e ameaças durante as refeições, e também com as famosas recompensas baseadas em gelados, bolos ou doces, que dá aos seus filhos por comerem frutas e legumes. Este sistema de recompensas e subornos vai apenas enfatizar os alimentos que não são importantes e fazer com que as frutas, legumes e vegetais se tornem o vilão da história.

Excepções…  
Todos sabemos que o equilíbrio é a chave do sucesso, por isso, desde que se use o bom senso, é perfeitamente aceitável que se fuja à rotina uma a duas vezes por semana. Afinal não nos devemos esquecer que os seus filhos deverão crescer não só saudáveis como felizes.

nutricao1

Últimas - Health:

Psicologia da Justiça
Intervenção psicológica em contextos e problemáticas do domínio da Psicologia da Just..Ler Mais
Estética Médica e Cirúrgica da Face
Com a evolução da ciência o principal objectivo da estética médica da face, seja ela ..Ler Mais
Osteopatia
A Osteopatia pode ser definida como uma ciência de cura. Não é só manipulação dos os..Ler Mais
Psicologia
Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano ..Ler Mais
Medicina Tradicional Chinesa - Acupunctura
A Medicina Chinesa é um sistema completo e não uma simples técnica médica de aplicaç..Ler Mais
Cirurgia Maxilo-Facial
O Cirurgião Maxilo-Facial ou Cirurgião Plástico e Maxilo-facial é um médico com trein..Ler Mais
Cardiologia
As doenças cardiovasculares são, em todo o mundo, a principal causa de morte e encontram..Ler Mais