Notícias

22-Mar-2018

A água constitui cerca de 55 a 75% do peso do nosso corpo (dependendo do sexo) e está continuamente a ser eliminada através da respiração, transpiração e urina. No corpo humano a água constitui cerca de: 83% do sangue, 73% dos músculos, 25% da gordura e 22% dos ossos.

Enquanto nutriente essencial para o nosso organismo, a sua perda deve ser compensada todos os dias na forma de alimentos e líquidos.
Entre outras funções, a água ajuda a regular a temperatura do nosso corpo, através da transpiração, elimina toxinas pela urina e transporta nutrientes e outras substâncias ao longo de todo o nosso organismo. A água também dissolve vitaminas (as hidrosolúveis), minerais e outros nutrientes, tornando-os acessíveis a todo o corpo.
Este líquido essencial à vida também constitui um excelente aliado na perda de peso pois permite manter o estômago preenchido ao longo do dia, sem qualquer valor calórico associado.
As necessidades exactas dependem do clima e dos níveis de actividade física. Podemos considerar como valor base 30ml de água por dia e por cada Kg de peso (no caso de pessoas saudáveis e na ausência de desidratação). Muito importante é que esta quantidade de água (que varia de organismo para organismo) seja ingerida ao longo de todo o dia.
As pessoas que praticam exercício físico intenso, as que se expõem ao calor (sol ou outras fontes de calor) e as que se encontram sob estados febris, devem compensar a sua ingestão de água uma vez que a perda de água encontra-se aumentada.
Não desperdice água já que se trata de um bem tão precioso.
Mate a sua sede com água! Só irá fazer bem à sua saúde!

Dia 22 - Dia da Água