Ortodontia

A Ortodontia, resulta etiologicamente da junção de duas palavras de origem grega – orthos + dons; sendo que orthos significa direito ou endireitar e dons significa dente.

À Ortodontia cabe uma importantíssima missão de vigilância sobre o que a Natureza vai proporcionando, em termos de desenvolvimento craniofacial do indivíduo, ou seja, é também competência da Ortodontia zelar pelo desenvolvimento normal, preservá-lo e interceptar atempada e adequadamente os desvios que se possam apresentar.
Deste modo, é habitual dividir-se a Ortodontia em três áreas distintas:

1. Preventiva – área da Ortodontia que se ocupa da preservação da saúde oral. Como exemplos de procedimentos preventivos temos o ensino de técnicas de escovagem de dentes, a aplicação de selantes de fissura, a reconstrução de dentes cariados, etc,…

2. Interceptiva – área da Ortodontia que se ocupa da neutralização dos desvios reais ou potenciais do desenvolvimento normal.

3. Correctiva – área da Ortodontia que se ocupa do tratamento de anomalias dento-maxilo-faciais, através de um sistema artificial de forças disponibilizado por meios terapêuticos específicos, amovíveis e/ou fixos. O tratamento correctivo é geralmente iniciado na última fase da dentição mista ou início da permanente, ou então, já em adultos.

Médico(s) da área
Dra. Marta Marques
Dra. Marta Marques
Dra. Catarina Soares
Dra. Catarina Soares
Dental Care
Health Care